Planejando minha vida! Part.2
- Helena Moreira
- 4 de dez. de 2017
- 5 min de leitura
Boa tarde Pitchucos e Pitchucas, tudo bem? Espero que sim.

Hoje vim trazer para você a continuação do post anterior " Planejando minha vida Part.2". Se você não leu ainda, clique aqui! neste link e depois volte aqui para terminarmos nosso planejamento. Bom não vou enrolar vocês, pois sei que o post vai ficar um pouquinho longo novamente.
Parte 1: Hábitos.
Essa é a melhor parte dentre todos os passos para organizar essa sua nova vida, ela tem me ajudado muito a me tornar mais responsável, mais comprometida com minhas coisas e mais saudável também.
A cada 15 dias você vai refazer isso (para facilitar coloque no seu check list mensal a cada como uma tarefa a 15 dias "organizar meus hábitos"). Ela vai te ajudar a ficar firme na sua mudança de estilo de vida e também para você sair da sua zona de conforto.
Aqui você vai colocar seus novos hábitos que quer adotar e depois organizar no seu planejamento mensal quais dias você vai realizá-los. Exemplo: Ir á academia dia sim e dia não, meditar todos os dias ao acordar ( Eu super indico, assim como o yoga, traz uma paz de espírito maravilhosaaa gente!
Ainda por cima você aprende a dar valor nas coisas mais simples da vida, a ser grato por tudo que a vida lhe dá, enfim, tem me feito muito bem isso), não comer chocolate ou coisas calóricas durante a semana, etc.
Dica: Pense na pessoa que você quer se tornar, mas feche os olhos e imagine cada detalhe dessa pessoa e pense em que hábitos você tem que ter para se tornar ela. Escolha um desses costumes com muito carinho e pense nele, igual pensa no horário em que você precisa estar no trabalho, ou seja, preciso cumprir isso e pronto!. Um cardápio novo (caso queira mudar sua alimentação) entra aqui também!.
Dia Incrível.
Está folha vai ser sua companheira diária, nele vai conter quais objetivos da semana você pode cumprir hoje. Escolha três tarefas mais relevantes e três extras. As três tarefas relevantes são as mais chatas, são aquelas que você tem que fazer e pronto, sem escapatória, e as outras três são uma "recompensa" ( ler um livro, dormir mais cedo, assistir um filme, etc).
No final de cada dia você vai escrever uma coisa pela qual você é grato. Algo que aconteceu aquele dia que te fez perceber quantas coisas incríveis você tem na sua vida. Pode ser tão básico quanto "ainda bem que tenho uma casa para morar" ou " ganhei um aumento no meu serviço". Você pode escrever esse dia em um caderninho separado ou então, na agenda mesmo, no final da folha quando o dia terminar.
Conquista do dia.
Está parte fica junto com o "Dia incrível", ela serve para combater os dias de baixa estima e os momentos agonizantes de dúvidas e inseguranças, escreva todos os dias, algo que você conquistou, não importa o tão pequeno tenha sido, só precisa ser algo que você mesmo tenha feito acontecer e que não teria existido se não fosse você, por exemplo, " fiz alguém sorrir" ou " concertei algo sozinho", sério gente, pode ser algo bem simples mesmo, ontem eu coloquei na minha conquista do dia " Consegui tomar um banho bem relaxante hoje", só precisa ser algo bom e que teça bem quando precisar reler isso.
Organizando minha lista de tarefas pelo celular.
Você pode organizar suas listas de tarefas pelo celular também, pode ser pelo bloco de notas ou nos lembretes. Eu organizo assim.
1-Caixa de entrada: Lugar onde coloco novas tarefas que cruzam meu caminho. Coisas que preciso decidir depois e organizar. Depois no fina do dia ou no domingo eu organizo elas com sub listas. Planejamento, Trabalho, Aguardando ( Estas tarefas estão pausadas por algum motivo como, falta de dinheiro, falta de tempo, preciso decidir se aceito ou não, preciso confirmar com funalo, etc.) Projetos, Débitos Pessoas (Contas para pagar, dinheiro para guardar, etc) Algum Dia ( O famoso "um dia eu faço) e Arquivo ( São projetos e tarefas que eu não farei mais).
Dica: O Primeiro passo aqui é anotar tudo, idéias que surgirem em sua mente, lembranças de algo que ficou sem se cumprir, vontades repentinas, convites feitos, tudinho mesmo. E depois ir organizando.
Ação (Colocando tudo em seu devido lugar).
#Lixo: Nesse caso, a tarefa ou projeto não era passível de ação e não havia necessidade de guardar para o futuro.
#Tarefas Futuras: Ações guardadas que você pode ou não fazer agora. Pode ser um convite para algum evento, aulas de algum curso, livro que você quer ler, lugar que quer visitar, etc.
#Arquivos: Para cá vão todas as informações que valem a pena serem guardadas.
# Fazer na hora: Tarefas a serem feitas naquele momento, tipo daqui 15 minutos ou 30 minutos.
#Aguardando: Se você vai delegar alguma tarefa, é para essa lista que elas precisam ir. Aqui vai as tarefas que dependem de alguma outra coisa acontecer para se realizada ou depende de outra pessoa também.
#próximas ações: Listas das próximas coisas práticas, pode ser algo pontual (ligar para o dentista e marcar uma consulta), fazer parte de um projeto ( pesquisar um curso de desenho e marcar para fazer uma aula experimental) ou alguma tarefa simples que faça parte de um grande projeto "criar a marca da minha futura empresa".
#Contexto: Lugar e circunstancias ( em casa, na faculdade, no trabalho, se não tiver chovendo, na minha folga, etc).
#Tempo: Quanto tempo levo fazendo X coisa?
#Energia: Algum lugar silencioso, logo quando acordo ou tarde da noite.
#Prioridade: Como o nome diz, aqui vai tudo o que for prioridade, coisas que vão surgindo e que passam na frente de outras tarefas.
#Refletir: Uma vez por semana, ver se esta tudo ok, sem deixar que seu humor influencie em algo.
#Esclarecer: Revisão, você vai coletar tudo o que ficou para trás ao longo da semana: Recibos, notas de reunião, novos compromissos que você não anotou, etc. reúna todas as informações que você não coletou e coloque na caixa de entrada. Depois esvazie a sua cabeça, tire uns 20 minutinhos para fazer uma varrida no cérebro e cuspa no papel todo tipo de coisa que você precisa fazer ou decidir. Qualquer coisa que ainda estiver na sua cabeça, anote. Não poupe esforços nessa parte. Depois organize tudo, esclareça para que cada item vá para sua determinada tarefa e vá esvaziando sua caixa de entrada. Ao final de todos os dias de revisão, sua caixa de entrada deve estar limpa.
#revisar: Olhe novamente suas listas, veja se cada tarefa esta no lugar certo, se não esqueceu de nada, se alguma tarefa precisa ser feita mais rapidamente, se é necessário mudar o tempo de duração ou o contexto de alguma tarefa. Olhe aquela lista de tarefas que fizemos e seus compromissos, lembretes e prazos para os próximos meses. Precisa fazer algo para se preparar para alguma tarefa? Algum evento foi cancelado ou alterado? Veja também a pasta
#Aguardando: para saber se precisa ou pode fazer algo para colocá-la em prática e eliminá-la. Reveja tudo e análise se tem algo te incomodando, sente falta de algo? O que tem funcionado muito bem e o que não tem? Qual sua maior dificuldade?Análise tudo para que seja possível você concertar algo se tive dando errado.
#Ser Criativo: Pense fora da caixa, busque novas respostas e novas fronteiras. Olhe sua caixa de #Fazer um dia, para saber se algum projeto se tornou mais interessante ou mais viável. Se tiver, vá na sua lista de projetos ativos (bom de se ter também) e adicione mais um e tire o da antiga pasta. Quais ideias criativas e inovadoras você poderia colocar em prática? Seja corajoso e tome iniciativas. De que forma você pode usar sua criatividade a seu favor e a do mundo?
É isso gente! Desculpa novamente, o post ficou um pouquinho longo, espero que tenham gostado, qualquer dúvida podem me mandar e-mail que eu respondo rapidinho.
Beijos, beijos.
Helena Moreira.
Comments